loader image

Paul Verhoeven é um dos grandes diretores de Ficção Científica dos anos 80 e 90! Relembre seus melhores filmes aqui no Super Almanaque.

O nome pode até parecer um pouco estranho mas se você viveu os anos 80 e 90 vai identificar o cara e lembrar o tanto que sua contribuição para o cinema mundial, especialmente em Ficção Científica, foi importante.

Claro que a carreira de Verhoeven não é feita só de sucessos, mas separamos aqui os melhores filmes do Diretor em nossa super humilde opinião!

Robocop - o Policial do Futuro

Talvez este seja o filme de maior importância para a carreira de Paul Verhoeven!

Lançado em 1987, em uma época que CGI (computação gráficas e efeitos especiais malucos dos dias de hoje) ainda não eram nem um rascunho do que estamos habituados, o cara tirou do papel um Policial máquina, em uma Detroit destruída e corrompida.

O lance que foi maravilhoso nesse filme foi a “raça” de fazer do 0 as coisas. Alí temos elementos de Stop Motion para algumas animações, testes com a armadura (com perrengues de calor, mobilidade e tudo mais) e uma ironia absurda numa história que é pra ser só sanguinárea.

Seu orçamento foi de U$13 Milhões e faturou no cinema U$54 milhões. Sucesso!

continue lendo

Vingador do Futuro

Não existe Ficção Científica dos anos 90 sem “Vingador do Futuro”.

Arnold foi um dos cotados para fazer “Robocop” mas problemas com a armadura e agendas não permitiram que isso acontecesse e, desde então, Arnoldão ficou louco para trabalhar com Verhoeven.

Isso aconteceu em 1990 e impulsionou a carreira de todo mundo. O filme se passa em Marte, com elementos muito semelhantes à pegada de Robocop – ou seja – cenários reais e MUITO bem feitos. Ah, é um dos últimos filmes a usar elementos e miniaturas em larga escala ao invés de computação gráfica – o que deixa a parada muito mais real e divertida!

Sharon Stone também trabalhou neste filme e, depois, em Instinto Selvagem com Paul Verhoeven.

Quer saber da bilheteria? Custou U$60 milhões e faturou no Cinema U$261 milhões. Brabo!

continue lendo

Tropas Estelares

Não podemos fechar os anos 90 sem o maior (e talvez underrated) filme de Verhoven – Tropas Estelares!

O filme é uma Ficção Científica que se passa em 2197, 100 anos depois de seu lançamento, e conta a história de uma Federação Mundial que vai defender a humanidade de uma invasão/ataque de alienígenas aracnídeos.

Existe aí toda uma estética que é a cara de Verhoeven e tem MUITAS semelhanças com Robocop e Vingador do futuro – os cenários, as propagandas de TV, os exageros e a iluminação. Aliás, a fotografia entre estes 3 filmes é muito parecida – filme claro e fácil de assisstir. Claro, muita morte, muita explosão e alguns efeitos especiais – apesar de todo o trabalho de animatronic que é usado!

A bilheteria não foi essas coisas – custou U$105 milhões e faturou U$121,2 – o filme mais caro Dirigido por ele.

Paul Verhoeven - um diretor à frente do seu tempo - literalmente.

Então não é difícil entender o tamanho da contribuição de Verhoeven ao cinema.

Apesar dele não se limitar a Ficção Científica, tendo dirigido Instinto Selvagem e Showgirls por exemplo, o seu maior destaque é em jogar sangue na tela, criar uma atmosfera super factível e real, focado em fazer filmes e não fazer videogames – como é muito feito hoje!

E você, conseguiu enxergar as semelhanças entre os filmes do Diretor?

Você também poderá gostar
Super Filmes de Sharon Stone
3 Filmes Divertidos de Barbara Crampton
O Que Aconteceu com Mia Sara
O Que Aconteceu com Mia Sara
3 Filmes Para Relembrar Denise Richards
3 Filmes Para Relembrar Denise Richards