loader image

7,8

7.8/10

Pantanal

ANO ESTREIA

GÊNERO

SUPER RESENHA

Pantanal é uma das obras de TV que também impactou e mudou a forma como as novelas foram produzidas.

Vale dar aquela situada – Pantanal foi produzida em 1990, 30 anos atrás, por uma emissora que não era a líder de audiência, em uma região brasileira que não era Rio ou São Paulo. Em 2016, a Revista Veja elegeu “Pantanal” como a quarta melhor telenovela brasileira – então não é pouca coisa! O que é mais legal, é que a novela ficou engavetada durante anos na TV Globo, entrou em pré-produção em 1984, mas com as fortes chuvas da época, acabou sendo engavetada de vez!

Em 1990, a Manchete deu a tacada – levou o escritor Benedito Ruy Barbosa e mais uma leva de atores- Cláudio Marzo, Cássia Kiss, Cristiana Oliveira, Marcos Winter e Carolina Ferraz, que só aceitou trabalhar na novela após ameaçada de demissão!

A novela contava a história de Leôncio, que tem uma fazenda no pantanal e criava gado de corte. Seu filho, Joventino Leôncio acaba se apaixonando por Juma – que é uma mistura de mulher onça e acaba sendo o ponto chave da novela. Juma Marruá quase foi interpretada por Adriana Esteves, Deborah Bloch e Glória Pires, mas acabou ficando com Cristiana Oliveira que a transformou em o maior papel de sua carreira.

As imagens da novela – que exploravam a região do Pantanal – também foram um dos motivos do sucesso estrondoso da novela que ganhava constantemente da Globo no IBOPE. 

SUPER CURIOSIDADES

– A novela original tinha 223 capítulos de 60 minutos de duração.

– A Novela tinha 3 personagens que mudavam de forma – Maria e Juma Marruá (onça) e O Velho do Rio (que virava uma Jibóia/Anaconda).

– A Jibóia chamava Rafaela e também apareceu na série MAD MARIA da Rede Globo e morreu em 2009.

– A novela foi reexibida entre Junho de 1991 e Janeiro de 1992.

– Foi reprisada na Manchete entre Outubro de 1998 e Julho de 1994.

– Foi reexibida na íntegra pelo SBT entre Junho de 2008 e Janeiro de 2009.

– Em 2016, o STJ julgou uma ação de Benedito precedente, dizendo que o SBT agiu de má fé (pois adquiriu os filmes ao comprar em um leilão de massa falida, sem negociação de direitos autorais) e condenou o SBT a pagar R$100 Milhões a Benedito por danos morais e profissionais.

SUPER IMAGENS

SUPER VIDEOS

Você também poderá gostar
CONVENÇÃO DAS BRUXAS
VINGANÇA
O MASSACRE 3
A ÁRVORE DA MALDIÇÃO