loader image

7,8

7.8/10

CONAN

O BÁRBARO

(Conan: The Barbarian)

ANO

DURAÇÃO

129 Min

ORÇAMENTO

U$20 Mi

BILHETERIA

U$68,9 Mi

ASSISTIR

SUPER RESENHA

O primeiro Conan a gente nunca esquece. Verdade seja, dita – o segundo também – mas isso é uma outra história.

Na primeira saga de Arnold como Conan, vemos o jovem Cimério começar sua jornada. Sua vila é destruída, seus pais mortos por um vilão – que emprestou sua voz a outro grande vilão de uma outra galáxia, muito muito distante – e sua escravidão se inicia.

Se torna um gladiador que, um dia é liberto de sua escravidão e inicia sua jornada de vingança. No caminho encontra parceiros e sua grande parceira Valeria, que irão salvar a filha de um Rei que se tornou seguidora de Thulsa Doom.

Elementos simples, narrativa simples, muito sangue falso, muita cena desnecessária – 129 minutos de filme – mas que valem à pena. Spoiler: duas cenas são muito bem feitas nesse filme: a “ressurreição” de Conan e a orgia Thulsa Doomística ao final. Totalmente anos 80 – a primeira, pelos efeitos especiais. A segunda pela vibe meio maluca anos 80, ainda meio que sobra da pegada Hippie!

SUPER CURIOSIDADES

– Arnold não usou peruca. O cabelo que vemos é dele mesmo, que começou a deixar crescer em 1979 apenas para o filme.

– Arnold teve treinamento em lutas marciais, armas e equitação. Treinava duas horas por dia com a espada de mais de 5Kg – que custaram mais de U$10.000 para serem feitas.

– Tanto Arnold quanto Sandahl Bergman – Valeria – fizeram todas as cenas, já que não conseguiram achar dublês convincentes.

– A inscrição na espada diz – “Não sofra culpa, aquele que brandar esta espada em nome de Crom.”. Esta mesma espada ficava em seu gabinete, enquanto Governador da Califorina.

– Arnold faturou 5% dos lucros do filme.

– O sangue utilizado vinha em forma concentrada e precisava ser diluído em água antes de usar. Nas cenas frias, contudo, usavam Vodka como uma forma “anti-congelante”.

– Arnold tinha encerrado sua carreira de fisiculturista em 1975. Mas ficou tão forte para as filmagens de Conan, que participou da edição de 1980 e ganhou o Mr. Olympia novamente.

– Oliver Stone – que é um dos roteiristas – pediu a Ridley Scott, que tinha acabado de dirigir Alien – para ser o Diretor de Conan. Ele recusou.

– O Culto das Cobras de Thulsa Doom foi inspirado em um outro – Flagellants – que surgiu na Alemanha na época da Peste Negra, na metade do Séc 14. Eles vestiam túnicas semelhantes e se flagelavam.

– Todos os inimigos de Conan tinham que ser maiores do que ele, coisa que Arnolda não estava acostumado.

– Conan foi o último filme produzido por um grande estúdio com audio MONO.

SUPER CENAS

SUPER TRAILER

Você também poderá gostar
CONVENÇÃO DAS BRUXAS
UMA SOMBRA PASSOU POR AQUI
VINGANÇA
O HERÓI E O TERROR