loader image

7,1

9.1/10

GREMLINS

(Gremlins)

ANO

DIRETOR

DURAÇÃO

106 Min

ORÇAMENTO

U$11 Mi

BILHETERIA

U$212,9 Mi

ASSISTIR

SUPER RESENHA

Eu sempre falo uma coisa que pra mim é marcante e diferencial dos filmes dos anos 80 e super cabe neste caso – saudade da época em que filmes eram filmados!

Gremlins é um desses clássicos feitos com primor na direção e produção – combo de Joe Dante com Spielberg – que te coloca na atmosfera criada, mesmo sabendo que o contexto é semi-absurdo! Numa pequena e pacata cidade de Kingston Falls, o inventor fracassado (que era uma figura comum no final dos anos 80 nos EUA, assim como em Querida, Encolhi as Crianças) Randall Peltzer acaba trazendo um Mogwai de presente de Natal para seu filho Billy. O Mogway é um bichinho bonitinho que não gosta de luz forte, não pode ser molhado e – aconteça o que acontecer – nunca o alimente depois da meia-noite (o que eu acho legal nessa conta é que ninguém fala quando ele pode ser alimentado novamente, mas ok!).

Logo depois do Mogwai chegar, isso tudo acontece – ele é molhado e se multiplica – e eles dão um jeito de enganar Billy e serem alimentados depois do horário proibido. Aí se tornam Gremlins e a corrida desesperada de vida ou morte começa! Filme divertidíssimo, que conta com o “Boca” de Goonies e a linda Phoebe Cates como par romântico de Billy!

Vale a pena reunir a criançada, fazer uns hot-dogs, e assistir juntos! É um clássico!

SUPER CURIOSIDADES

– Steven Spielberg é produtor e manja – os dois filmes foram filmados no mesmo lugar, no estacionamento da Universal Studios.

– Em Cantones, “Mogwai” significa “demônio”.

– Pelo menos um dos gritos de Phoebe Cates na cena da briga no bar é verdadeiro – uma enorme barata “a atacou” durante a filmagem!

– Este filme foi lançado no mesmo dia de “Os Caça-Fantasmas”.

– Zach Galligan, o Billy, lembra que os bonecos eram todos feitos de animatronics já que não existia CGI na época.

– Custavam cerca de U$40.000 cada um (em 1984!!!) e todos os dias no final das filmagens os seguranças revistavam os carros pra ver se ninguém estava levando um para casa!

– Uma das notas de um dos executivos a Dante e Spielberg depois de verem a primeira edição do fime é que havia muitos Gremlins. Spielberg respondeu que poderiam editar, tirar e chamar o filme de “Pessoas”.

– Depois de assistir curtas de Tim Burton, Spielberg queria que ele digirisse Gremlins, mas acabou abandonando a ideia porque Burton nunca tinha dirigido um longa-metragem até então.

– O bonequinho de Gizmo é tão real que na cena que Billy abre a caixa e o vê pela primeira vez, o cachorro estranha e realmente acha que é um bicho de verdade.

– No bar, o joguinho que o Gremlin joga é Star Wars de 1983.

– Spielberg teve um ótimo relacionamento com o roteirista Chris Columbus e trabalharam novamente em dois outros projetos: Os Goonies e O Enigma da Pirâmide.

– Último filme a ser filmado em Eastmancolor 125T – que foi descontinuado logo depois.

– Foi o 4° maior faturamento de 1984.

SUPER CENAS

SUPER TRAILER

Você também poderá gostar
CONVENÇÃO DAS BRUXAS
QUEM VÊ CARA NÃO VÊ CORAÇÃO
MILAGRE NA RUA 34
UMA SOMBRA PASSOU POR AQUI