TV Colosso é um daqueles programas que a gente sabia que ia dar certo – MUITO CERTO – por conjunção do destino, universo, talentos individuais e verbas (quase) infindáveis da TV Globo. Foi um dos programas de maior sucesso da TV Brasileira – e não vou falar apenas da categoria infantil não: o programa é parte da nossa cultura e história pop, não podemos negar!
Agora, o melhor é: os deuses nostálgicos me foram bons o suficiente para me apresentar o Beto Dorneles pelo Instagram. Para quem não é familiar ao nome, vai aqui: o cara é um dos idealizadores, criadores e fundadores da TV Colosso ao lado de Luiz Ferré.
A patente dele? Combo de Gandalf com Walt Disney, manja? E foi assim que, um cara que não curte lá muito dar entrevistas, abriu um CAMINHÃO de generosidade e me contou um pouco do backstage e do período de ideação/criação e pré-produção! Valeu demais, Beto!
Primeira Foto: Créditos – Roberto Silva, Divulgação. Beto à Direita.
Segunda Foto: Crédito Desconhecido. Ferré, Boninho e Beto à direta de blusa branca!
Super Almanaque: Beto, uma curiosidade grande que eu tenho é com a pré-produção. Como foi a gestação da ideia, o nascimento de um conceito e o piloto indo pro ar?
Beto: Foi uma coisa de louco. Em agosto de 92 o Boninho que nos conhecia de um programa que fizemos em 1984 para a Globo, fez o primeiro contato com a gente perguntando se conhecíamos a técnica usada na “Família Dinossauro”. A Globo estava buscando um projeto para assumir o mesmo horário que era da Xuxa e nos pediu para que fizéssemos um protótipo de boneco de vestir controlado por rádio – no mesmo estilo da Família Dinossauro.
Mesmo com o nosso conhecimento sobre bonecos, vale lembrar que na época era tudo bem difícil de estudar e de achar informações – nunca tínhamos trabalhado com mecânica associada a rádio controle. O Ferré descobriu um livro e como a complexidade era gigante, chamamos um técnico em Mecânica e outro em Eletrônica para nos ajudar no prazo que nos foi dado: 2 meses!
Nesse meio tempo, já aproveitamos pra bolar o que seria o programa, quais personagens a gente ia apresentar e tudo mais. Voamos pro Rio pra apresentar e fizemos alguns takes no antigo estúdio Fênix. Coisa de teste de caminhada de expressões, dublagens e tudo mais.
O Maurício Sherman, que era uma espécie de Diretor Geral da Globo, antes do Boninho tomar frente, nos chamou pra conversar – ele ficou impressionado com o potencial do que levamos e nos deu carta branca – “agora é com vocês!”.
Isso foi a deixa que eu precisava pra fazer a coisa realmente ser impactante – disse que precisávamos ir atrás das melhores opções e matérias primas do mercado mundial. Sherman deu o OK, Produtor deu o OK e voltamos pra Porto Alegre, esperando resolver alguns assuntos legais enquanto desenvolvíamos o conceito do programa – nos deram total liberdade de criação!
Super Almanaque: Nossa! E desse momento até a estreia – foi quanto tempo?
Beto: Isso era Novembro e a estreia tava marcada – e realmente foi – em Abril de 1993, no ano seguinte. A Globo demorou uns dois meses e a gente já começou a trabalhar com planejamento, pesquisa e criação. Em Dezembro, por nossa conta, começamos os trabalhos com os bonecos – os pequenos primeiro. Aliás, o primeiro mesmo foi o Jaca Paladium. Começou a bater aquele medo – eu e os técnicos íamos pra Los Angeles, e ainda sem previsão de data – mas no final de Dezembro tudo saiu!
Em duas semanas fomos pra LA pra visitar os estúdios da Família Dinossauros. Fomos também nas oficinas das Tartarugas Ninja e eu brinquei lá com os Joysticks dos controles faciais! Imagina só a felicidade do bobão em 1993 fazendo isso! Era um dia em estúdios e oficinas e outro dia inteiro fazendo compras de eletrônicos, pêlos e outros acessórios para usar na construção de bonecos – sem limite de gastos. A Globo não queria errar – e não errou, pelo que parece! (risos)
Créditos – Acervo Pessoal Beto Dorneles
Super Almanaque: E tudo correu numa boa, bicho?
Beto: Cara, se eu te contar, você não acredita! Essa aqui pouca gente sabe: Alguns poucos pêlos, compramos em Los Angeles mesmo já que o grosso teria que vir de uma fábrica em Boston. O produtor da Globo mandou tudo ir pra LA pra eu poder escolher as amostras no hotel mesmo. Eu gastei um dia INTEIRO fazendo seleção e voltamos pro Brasil. 3 dias depois, me ligam da Globo, dizendo que eu teria que voltar pros EUA – a fábrica só faria a mistura de fibras na minha presença!
JF e o boneco de protótipo usado ainda no primeiro teste e que fecharam o projeto!
Créditos – Acervo Pessoal Beto Dorneles
Super Almanaque: E o prazo comendo solto?
Beto: Sim! Isso a gente já tinha voltado pro Brasil em meados de fevereiro e a data final era dia 2 de Abril. O Luiz Ferré fazia reuniões com a equipe da Globo enquanto eu e a equipe acelerávamos tudo que podíamos em Porto Alegre! O Ferré escolheu a equipe de Redatores – super incríveis – a Globo nos cedeu os melhores profissionais da época. Os dubladores então eram incríveis ! Corta pro dia primeiro de abril de 1993 – 120 dias de trabalho intenso sem folga e sem nada – faltava finalizar só um personagem – o CAPACHÃO! Viramos a noite e 15 minutos antes de irmos pro Aeroporto ele tava pronto.Isso era praticamente 2 semanas antes da Estreia!
Super Almanaque: Chegaram a gravar piloto e tudo mais?
Créditos – Acervo Pessoal Beto Dorneles
Super Almanaque: Mas pelo menos vocês já tinham alguns episódios na gaveta, de segurança mesmo?
Beto: Aqui a resposta é simples: nenhum! Não tinha tempo! Foi tudo muito intenso e sem chance de erro. Tudo aconteceu por conta da nossa intuição criativa e experiência em teatro e TV. Tínhamos 10 anos de estrada, o Ferré é um artista incrível e a percepção dele nos guiou em boa parte do trabalho. Fora isso, nos cercamos de outros artistas e técnicos fantásticos. Era difícil de dar errado. O Boni deu o nome do Programa e nós demos os nomes do personagem! E o resto é história – bons anos criativos!
Créditos – Acervo Pessoal Beto Dorneles
AGRADECIMENTO
Beto, eu não tenho como te agradecer por ter dedicado o seu tempo em reviver essas memórias e compartilhar com a gente! Falo aqui mais uma vez que temos que ter muito orgulho da nossa história, da nossa cultura e de nossas produções. A TV Colosso é um programa de quase 30 aninhos que marcou uma geração inteira – que se lembra dos personagens que você criou e animou diariamente. Isso não é nada menos do que simplesmente incrível!
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |