loader image

9

9/10

INDIANA JONES E A ÚLTIMA CRUZADA

(Indiana Jones and the Last Crusade)

ANO

DURAÇÃO

127 Min

ORÇAMENTO

U$48 Mi

BILHETERIA

U$474 Mi

ASSISTIR

SUPER RESENHA

A Última Cruzada é, na minha opinião, o melhor encerramento possível para a Trilogia – e nem vem com o papo de que são 4 filmes! ahahah

Indiana Jones tem uma aura sensacional para o imaginário da molecada 80tista, Não tem jeito – o cara é um combo de 007, engenheiro, arqueólogo, médico, modelo e muso. Soma isso com as aventuras, viagens, tesouros e namoradas – se torna facilmente o sonho da molecada.

Neste filme então, a belíssima Elsa – Alison Doody – é o par mais que perfeito: mais maléfica que ele, o engana e tudo mais. E o pai? Professor Henry Jones? Um Sean Connery atrapalhado, mas extremamente inteligente e rabugento – como todo bom “velho” é.

Os vilões deste filme, o castelo, o Vôo de Zepelin… tudo. O final – que se passa em Petra (na Jordânia) é uma história à parte!

Vale assistir? MEU AMIGO(A), vale maratonar a série toda!

SUPER CURIOSIDADES

– Tal como acontece com os outros filmes de Indiana Jones, Harrison Ford fez muitas de suas próprias acrobacias. De acordo com o dublê Vic Armstrong , ele teve que puxar Ford para o lado e pedir-lhe que o deixasse “fazer algum trabalho” porque Ford estava fazendo a maior parte da ação sozinho.

– Harrison Ford indicou River Phoenix para interpretá-lo quando adolescente, tendo trabalhado com ele antes em seu favorito de seus muitos filmes, A Costa do Mosquito (1986).

– 2.000 ratos foram criados para a produção (eles tiveram que ser criados especialmente, porque os ratos comuns podem ter doenças).

– A maioria dos uniformes usados ​​pelos nazistas na cena da queima de livros em Berlim são uniformes autênticos da Segunda Guerra Mundial, não réplicas. Um esconderijo de uniformes antigos foi encontrado na Alemanha e obtido pelo figurinista Anthony Powell para ser usado neste filme.

– Os quatro cavalos usados ​​nas cenas finais fora do templo foram emprestados ao filme pessoalmente pelo rei Hussein da Jordânia.

– Harrison Ford cortou o queixo em um acidente de carro no sul da Califórnia quando tinha cerca de 20 anos. No filme, esse corte é explicado pelo jovem Indiana Jones cortando o queixo com um chicote.

– Ao filmar em Veneza, eles puderam ter o controle total do Grande Canal das 7h às 13h por um dia.

– Sean Connery e Harrison Ford não usaram calças durante as filmagens de toda a seqüência do Zeppelin (principalmente porque foi filmado em um estúdio muito quente, e Connery não queria suar muito).

– O nome de nascimento de Indiana foi finalmente revelado neste filme: Henry Jones, Jr. Em três filmes, ele foi tratado como “Indiana” ou “Indy”.

– O nome “Indiana” veio de um cachorro, neste filme e na vida real: o Malamute do Alasca de George Lucas que viveu na década de 1970. Um cão desta raça é visto neste filme quando o jovem Indiana (River Phoenix) volta para casa com a cruz na mão.

– O chapéu, a jaqueta e o chicote da marca registrada de Indiana residem atualmente no Smithsonian National Museum of American History.

– O templo no final do filme existe e é em Petra, Jordânia. No entanto, não há interior para isso. A porta vista na tela é enorme – oito ou nove pessoas ombro a ombro podem facilmente passar por ela. Isso leva a uma enorme sala quadrada vazia esculpida de cima para baixo em dois andares de altura.

– Steven Spielberg e sua equipe foram convidados no Palácio Real do Rei Hussein e da Rainha Noor durante as filmagens na Jordânia, e Spielberg foi até levado ao templo pela Rainha Noor e seus filhos.

– Quando a esposa de Donovan entra no escritório para dizer que ele está negligenciando seus convidados, a Marcha Imperial (tema de Darth Vader) de Guerra nas Estrelas pode ser ouvida no piano ao fundo.

– Denholm Elliott foi diagnosticado com AIDS pouco antes do início das filmagens e ficou gravemente doente em vários dias de produção.

SUPER CENAS

SUPER TRAILER

Você também poderá gostar
CONVENÇÃO DAS BRUXAS
VINGANÇA
O HERÓI E O TERROR
FIM DOS DIAS