loader image

7,7

7.7/10

BANZÉ NO OESTE

(Blazing Saddles)

ANO

DIRETOR

DURAÇÃO

93 Min

ORÇAMENTO

U$2,6 Mi

BILHETERIA

U$119 Mi

ASSISTIR

SUPER RESENHA

Banzé no Oeste foi o primeiro filme de Mel Brooks que eu assisti e, desde então, me tornei fã.

Lembro de uma das milionésimas idas à locadora do Bairro em busca do filme perfeito – eu gostava de garimpar e tentar achar algo “inédito” e esquecido pela galerinha. Era uma das coisas divertidas também dos anos 90 – chegar na escola contando sobre um filme novo que havia assistido, descobrir quem também já tinha visto e ficar conversando sobre isso o dia inteiro.

E foi assim – numa capa com cara montado em um cavalo – que conheci “Banzé no Oeste” – que em Portugal, onde eu vivi na infância e início de adolescência, se chama “Balbúrdia no Oeste”. Ambos são sensacionais.

Filme que se passa em um velho-oeste, com a recém chegada de um Sherife Negro, um Bebum preso (Gene Wilder Genial) e muitas piadas rápidas sobre a época. Mel Brooks era o cara sobre as piadas rápidas, falas boas e punchlines divertidos.

Se você quer rir, de forma despretensiosa, Banzé no Oeste é uma ótima pedida!

SUPER CURIOSIDADES

– Quando o filme foi exibido pela primeira vez para executivos da Warner Brothers, quase nenhum deles riu, e o filme parecia um desastre que o estúdio não iria lançar. No entanto, Mel Brooks rapidamente organizou uma exibição subsequente para os funcionários do estúdio. Quando essas pessoas normais riram ruidosamente durante todo o filme, a Warner Brothers finalmente concordou em arriscar lançá-lo.

– Gene Wilder disse sobre o filme: “Eles esmagaram o racismo na cara, mas estão fazendo isso enquanto você ri”.

– Depois de prometer à Warner Brothers que editaria várias cenas “ofensivas”, como a infame sequência de peidos, Mel Brooks nunca cortou uma única cena.

– De acordo com Mel Brooks (no comentário para SOS: Tem um Louco Solto no Espaço (1987), quando Gene Wilder apareceu pela primeira vez para este filme, ele perguntou sobre o próximo filme de Brooks. Em seguida, sugeriu que ele usasse uma ideia de Wilder o próprio vinha escrevendo, ideia era O Jovem Frankenstein (1974).

– Gene Wilder e Cleavon Little rapidamente se tornaram amigos no set. Como Little era um ator da Broadway, Wilder lhe dava dicas para atuar na frente das câmeras.

– Supostamente, este filme marca oficialmente a primeira vez que o som de peidos foi usado em um filme (pelo menos de acordo com os cineastas no documentário em DVD).

– De acordo com Mel Brooks, houve muito mais cenas com o governador, mas ele as cortou por tempo. Ele brincou: “Todo o meu desempenho foi no chão da sala de edição!”

– Após a morte de Gene Wilder em agosto de 2016, Mel Brooks e Burton Gilliam são os únicos sobreviventes dos 14 membros do elenco principal.

SUPER CENAS

SUPER TRAILER

Você também poderá gostar
CONVENÇÃO DAS BRUXAS
QUEM VÊ CARA NÃO VÊ CORAÇÃO
MILAGRE NA RUA 34
COCOON