loader image

7,8

7.8/10

HALLOWEEN I

A NOITE DO TERROR

(Halloween)

ANO

DURAÇÃO

91Min

ORÇAMENTO

U$300 Mil

BILHETERIA

U$60 Mi

ASSISTIR

SUPER RESENHA

O primeiro filme de uma série de 879!

Se pensarmos que este filme tem mais de 40 anos, custou 300 mil dólares – podemos entender o impacto dele na história do cinema.

Produção simples, mas eficiente, fez o filme ser sério logo de cara. Nada de cenários escrotos, elenco duvidoso ou descaso com o filme. Ao que ele se propõe – é excelente – cria uma atmosfera de desconhecimento, surpresa, com um andamento muito bom, especialmente para a época, que costumava ter filmes muito lentos.

A trama é simples – um menino mata a irmã em uma noite de Halloween e 15 anos depois, escapa de um manicômio e retoma seus hábitos nada saudáveis. Adolescentes são o alvo de Meyers e, pra isso não faltam vítimas – hormonadas, canabinadas e excitadas.

Uma a uma, vão morrendo até sobrar somente uma. Filme muito bacana mesmo. Vale seus 91 minutos com facilidade.

SUPER CURIOSIDADES

– Com um orçamento tímido e uma bilheteria que hoje valeria mais de U$180 mi, é facilmente um dos filmes independentes de maior sucesso mundial.

– O título inicial “The Babysitter Murders” – era um filme que se passava em “vários dias”. A escolha pelo Halloween, e se passar em um único dia, fez com que o orçamento e produção ficassem muito mais fáceis.

– John Carpenter pensou em Jamie Lee Curtis para o papel como homenagem a Alfred Hitchcock – que escalou sua mãe, Janet Leigh, para Psicose.

– Carpenter diz que nunca quis insinuar que “virgens eram poupadas” pelos assassinos – apenas que adolescentes excitados se preocupavam mais em transar do que em sua segurança.

– Quando o filme começou a ser filmado, Carpenter criou um “medômetro”, para que Jamie soubesse o nível de pânico que precisava encenar.

– A ideia de Meyers, mascarado sempre, é para que a plateia nunca crie um laço afetivo e se identifique com ele.

– Metade do orçamento foi gasto em câmeras Panavision. O ator Donald Pleasence recebeu $20 mil de cachê para 5 dias de filmagem.

– O filme foi filmado em 20 dias durante a primavera de 1978 e foi o filme independente de maior lucro até a data.

– O som das facadas é um de uma faca esfaqueando uma melancia.

– Todos os atores tinham que usar as roupas próprias, já que o filme não tinha orçamento para isso. Jamie foi à JCPeney e gastou menos de U$100 para seu figurino.

– A sequência inicial – em primeira pessoa – demorou 2 dias para ser filmada.

– John Carpenter compôs a música em 4 dias.

– Foi o primeiro filme de Jamie Lee Curtis – que recebeu U$8.000 de cachê.

SUPER CENAS

SUPER TRAILER

Você também poderá gostar
INVASORES DE CORPOS
JANELA INDISCRETA
AMNÉSIA
CABO DO MEDO