loader image

8,1

8.1/10

O EXORCISTA

(The Exorcist)

ANO

GÊNERO

DURAÇÃO

122 Min

ORÇAMENTO

U$11 Mi

BILHETERIA

U$441 Mi

ASSISTIR

SUPER RESENHA

Poucos filmes tem a amplitude e força de “O Exorcista” mundo afora. Eu fico imaginando quando o filme foi lançado – há quase 50 anos atrás – como a sociedade deve ter “recebido” o filme.

É muito, muito, muito vanguardista e à frente do seu tempo não só pelo tema mas pela explicitude e pela afronta à Igreja em uma época em que seu poder e influência era muito maior do que hoje.

Eu me lembro perfeitamente da primeira vez que assisti ao filme – já era grandinho, com meus 17 anos – e o aperto que passei. Do tipo de dar pausa no vídeo cassete, respirar fundo e ver se teria coragem de continuar. As cenas são clássicas: cabeça girando, descendo a escada de cabeça pra baixo, a levitação, o vômito – TUDO é ainda hoje relembrado e satirizado em alguns filmes.

Numa boa – para mim, este é o filme de Horror de maior importância nos últimos 50 anos.

SUPER CURIOSIDADES

– Foi nomeado para 10 categorias do Oscar e levou 2 estatuetas para casa: Melhor Roteiro e Melhor Som.

– Devido às ameaças de morte contra Linda Blair de fanáticos religiosos que acreditavam que o filme “glorificava Satanás”, a Warner Bros. teve guarda-costas protegendo-a por seis meses após o lançamento do filme.

– A cena em que o vômito de Regan vomita no Padre Karras exigiu apenas uma tomada. O vômito tinha a intenção de atingir Jason Miller no peito, mas o tubo de plástico falhou, atingindo-o no rosto. Sua reação de choque e repulsa ao limpar o vômito é genuína, e Miller admitiu em uma entrevista que ficou muito irritado com esse erro.

– Em uma entrevista, Jason Miller afirmou que teve um grande confronto verbal com William Friedkin depois que o diretor disparou uma arma perto de sua orelha para obter uma reação autêntica dele. Ele disse a Friedkin que é um ator e que não precisa de uma arma para parecer surpreso ou assustado.

– No primeiro dia de filmagem da sequência de exorcismo, o discurso de Linda Blair de seu diálogo desbocado perturbou tanto Max von Sydow que ele realmente esqueceu suas falas.

– Este é o filme de maior bilheteria da Warner Brothers de todos os tempos quando ajustado pela inflação.

– O cenário do quarto teve que ser refrigerado para capturar o autêntico hálito gelado dos atores nas cenas de exorcização. Linda Blair , que estava apenas com uma camisola fina, diz que até hoje não suporta o frio.

– O teaser trailer original, que consistia em nada além de imagens do demônio de rosto branco rapidamente entrando e saindo da escuridão, foi banido em muitos cinemas, pois foi considerado “assustador demais”.

– Se ajustado pela inflação, este seria o filme com classificação R de maior bilheteria de todos os tempos.

– Após seu lançamento nos cinemas, o filme afetou muitos públicos tão fortemente que em muitos cinemas, paramédicos foram chamados para tratar pessoas que desmaiaram e outras que entraram em choque.

– De acordo com William Friedkin , as fotos subliminares do demônio de rosto branco são, na verdade, testes de maquiagem rejeitados para a aparência possuída de Regan.

– Quando foi originalmente lançado no Reino Unido, vários conselhos municipais proibiram totalmente a exibição do filme. Isso levou ao espetáculo bizarro de “Exorcist Bus Trips”, onde empresas de viagens empreendedoras organizaram ônibus para levar grupos à cidade mais próxima onde o filme estava sendo exibido.

– Mercedes McCambridge teve que processar a Warner Brothers pelo crédito como a voz do demônio. William Friedkin , no Diane Riehm Show (NPR, 29 de abril de 2012) disse que originalmente não queria um crédito, dizendo que queria que o público acreditasse que a voz era de Regan. No entanto, depois que foi lançado, ela mudou de ideia e recebeu o crédito.

SUPER CENAS

SUPER TRAILER

Você também poderá gostar
UMA SOMBRA PASSOU POR AQUI
Super Lista de 15 filmes com mais de 35 anos
A NOITE DAS BRINCADEIRAS MORTAIS
FIM DOS DIAS
LEMBRANÇAS DE UM VERÃO