loader image

8,1

8.1/10

PÂNICO

(Scream)

ANO

DIRETOR

DURAÇÃO

111 Min

ORÇAMENTO

U$14 Mi

BILHETERIA

U$173 Mi

ASSISTIR

SUPER RESENHA

Pânico foi um dos filmes que mais marcaram o horror de Hollywood no final dos anos 90, seja por sua estética ou por seu roteiro.

Isso não significa que seja um filme excepcional ou que mereça seu lugar no Hall da Fama, a verdade é que é um filme lembrado até hoje mais pelas sátiras que foram feitas dele como no filme “Todo Mundo em Pânico”. Mas o filme é bom e tem seus méritos – ô se tem!

É um filme de Wes Craven – o cara do terror dos anos 80 e 90. Foi Diretor “A Hora do Pesadelo” e mais um monte de coisas estribadas da época – sempre relacionado ao terror, slasher e gore.

A atriz principal – Neve Campbell – vinha de uma popularidade absurda pela sua participação na série “O Quinteto” (Party of Five) que passava no Sony no Brasil na época. Courtney Cox – a nossa eterna Monica de Friends também estava no elenco, o que garantia muita visibilidade e exposição!

A trama é simples – um ano depois do assassinato de sua mãe, uma adolescente é aterrorizada por um assassino que usa uma máscara e faz um jogo de pressão psicológica e emocional, tocando o terror geral. A cena inicial, com Drew Barrymore, acabou sendo a capa e pôster de divulgação do filme apesar de durar apenas poucos minutos. Quem é aterrorizada é Sidney, interpretada por Neve Campbel, que vive um relacionamento puritano, um distanciamento emocional da realidade e de seus amigos.

O final tem aquele “quê” de surpreendente, mas para adolescentes, já que suspenses da época tinham um roteiro muito mais desenvolvido.

Vale dois baldes de pipoca e a caloria de um copão de Coca gelada para acompanhar!

SUPER CURIOSIDADES

– A cena da festa perto do final do filme dura quarenta e dois minutos. Foi filmado ao longo de vinte e um dias, desde o momento em que o sol se pôs até o momento em que nasceu.

– Depois de finalizada, a equipe fez camisetas com os dizeres “I SURVIVED SCENE 118” (que era o nome da cena durante as filmagens). O elenco e a equipe, brincando, a chamaram de “A noite mais longa da história do terror”.

– No início do filme, quando os pais de Casey ( Drew Barrymore ) chegam em casa e descobrem que algo está errado, seu pai diz a sua mãe para “ir para os McKenzies”. É a mesma coisa que Laurie ( Jamie Lee Curtis ) disse a Lindsey ( Kyle Richards ) e Tommy ( Brian Andrews ) em Halloween: A Noite do Terror (1978), do qual este filme contém muitas referências.

– O uso de identificador de chamadas (a famosa BINA) aumentou mais de três vezes após o lançamento deste filme.

– Durante a produção, o manto preto característico de Ghostface seria branco, para fazê-lo parecer ainda mais com um fantasma. Isso foi mudado com medo de que as pessoas comparassem o traje com aqueles que a Ku Klux Klan usa.

– Courteney Cox abordou a produção para assumir o papel. Ela estava interessada em interpretar uma personagem “sacana” para compensar sua imagem “simpática” em Friends (1994).

– Skeet Ulrich foi escalado como Billy Loomis, em parte por causa de sua semelhança com Johnny Depp , que teve um papel significativo em A Hora do Pesadelo (1984).

– Sendo a favorita do roteirista Kevin Williamson , Molly Ringwald recebeu a oferta do papel de Sidney Prescott, mas recusou, dizendo que preferia não interpretar uma estudante do ensino médio aos 27 anos.

– Drew Barrymore filmou todas as suas cenas nos primeiros cinco dias de produção.

– Nos Estados Unidos, sem ajuste pela inflação, o filme é o vigésimo filme de terror de maior bilheteria e continua sendo o filme do gênero slasher de maior bilheteria, seguido diretamente por Pânico 2 (1997) e Pânico 3 (2000).

– Neve Campbell iria originalmente dizer “não” ao filme, pois tem medo especialmente de filmes de terror. Mas quando ouviu sua co-estrela Skeet Ulrich de Jovens Bruxas (1996) aparecer, ela concordou.

SUPER CENAS

SUPER TRAILER

Você também poderá gostar
A BOLHA ASSASSINA
INVASORES DE CORPOS
PROVA FINAL
PSICOSE