O tempo passa e, por isso, criamos uma super lista de 15 filmes com mais de 35 anos que vão te impressionar, no Super Almanaque!
A gente sabe que o tempo realmente passa rápido e que dá pra assustar quando escutamos uma música que “já tem mais de 2 anos”.
A verdade é que, se você viveu intensamente os anos 80, então a janela de tempo é muito maior e você vai se impressionar com esta super lista de 15 filmes com mais de 35 anos que criamos para você!
#1 - Goonies - Lançado em 1985
Goonies é aquele clássico que merece quase um altar especial no museu dos anos 80, né? Assim – é CABULOOOWSO!
Antes de começar a história, vale dizer sobre a conjunção incrível: Roteirista Chris Columbus de Esqueceram de Mim, Diretor Richard Donner que veio dos sucessos de Superman e o produtor Steven Spielberg que dispensa qualquer informação adicional – o cara era a personificação dos anos 80 e 90.
A soma disso tudo é um filme incrível que existe até hoje – mais de 35 anos depois. Assim, uma super resenha é fácil – um bando de menino embarca em uma aventura para salvarem suas casas e encontram não só bandidos e tesouro mas o valor da amizade também.
#2 - Comando Para Matar - Lançado em 1985
Qual pai não faria tudo e qualquer coisa para proteger sua filha de vilões inescrupulosos?
John Matrix – o Arnoldão – é um militar aposentado que tem sua filha sequestrada como barganha para que ele aceite uma nova missão. Só que as habilidades de John são incríveis, absurdas, maravilhosas (UAU!).
O andamento do filme é divertido, os atores são ruins e ele acaba encontrando uma mulher que se acaba o ajudando a entrar em Guerra com um pequeno país na America do Sul. Super factível. São 90 minutos de muita bala, explosão, brigas e sangue – estilo macho man anos 80.
Vale as risadas – especialmente se você assistir em Full HD e quiser prestar atenção nos detalhes – maquiagens, maquetes e tudo mais.
#3 - Mulher Nota 1000 - Lançado em 1985
Existe uma mulher dos sonhos?
Dois adolescentes Nerds e sem amigos, com seu super-computador – criam uma para eles. Total pegada anos 80 – maquiagem, música, carros, cabelo – este filme é a cara dos sucessos da década.
O Roteirista e Diretor – John Hughes – é a mente por trás dos maiores clássicos da Sessão da Tarde: Férias Frustradas, Gatinhas e Gatões, Clube dos Cinco, Curtindo a Vida Adoidado, Esqueceram de Mim, Beethoven e mais um monte!
Por isso, a receita clássica para adolescentes é super eficaz. Lisa, a super-mulher, acaba adotando um papel de “tutora” pra colocar os dois adolescentes no rumo e se tornarem mais populares e promove uma festa – estilo anos 80 – na casa de um deles.
É de se esperar caos, confusão, piadas engraçadas, romances superficiais e girl power – no máximo que existia há 35 anos atrás.
#4 - De Volta Para o Futuro - Lançado em 1985
Eita que esse aqui é difícil de escrever resenha! O motivo: tenho um envolvimento emocional absurdo com esse filme!
A história todo mundo sabe – Marty McFly viaja no tempo após seu amigo Doc Brown ser assassinado por extremistas líbios! Ele vai parar 30 anos no passado – 1955 – e lá encontra seus pais, seus rivais e uma forma de redenção! O que essa resenha não conta é o quão impactante este filme foi na cultura POP mundial – seja pela narrativa bem feita, os elementos certos de roteiro, o herói e o anti-herói, a história, o “espiar os pais quando eram novos” (uma coisa que eu acho que sempre funde a cuca da gente: imaginar nossos pais novos!).
A trilha sonora então, nem se fala – Huey Lewis – com pincelada dos anos 50 que se adequam a um cenário simples mas ducaralhíssimo (pode falar palavrão aqui, produção?) com figurino mega foda também!
#5 - Viagem ao Mundo dos Sonhos - Lançado em 1985
Filme que merece uma resenha carinhosa – já que quando eu era criança, assisti este filme na Televisão uma única vez, guardei na memória e tentei simular a construção de uma nave – que obviamente não deu certo. Mas isso era muito comum nos anos 80 e 90 – você assistia um filme uma única vez na TV, esquecia seu nome e nunca mais conseguia achar já que não existia forma de pesquisar online.
Corta pro filme! Do mesmo diretor de “Gremlins” e de “Viagem Insólita”, “Viagem ao Mundo dos Sonhos” conta a história de 3 amiguinhos que conseguem criar uma nave espacial rudimentar depois de receberem as instruções em sonhos e um deles – o mais Nerdinho e que hoje deve ser dono de alguma empresa no Vale do Silício, consegue desenhar um Chip que cria uma bolha que permite a viagem interestelar.
Sensacional!
continue lendo
#6 - A Lenda - Lançado em 1985
Este é um filme meio inacreditável para mim!
Lembro da primeira vez que aluguei – meados de 1995 – quando “descobri” essa pérola na Locadora do Bairro! Locadoras eram assim, né? Por mais que a gente conhecesse tudo, soubesse de todas as sessões, sempre havia algo a garimpar.
Bati o olho na capa – Puatz!!!! – Tom Cruise e a menina de “Curtindo a Vida Adoidado” (que era uma paixonite, claro) e resolvi alugar. Nem associei com Ridley Scott – mesmo de Alien ou Blade Runner – e levei pra casa. Meu santo cristo – que decepção! Um Tom Cruise totalmente esquisito e sem graça, nada parecido com o Maverick (de apenas UM ANO DEPOIS) em um filme de duendes e fadas. Puatz! Que decepção.
Corta pra 2020, quando resolvi reassistir – 25 anos depois – no Prime Videos. Confesso que me preparei muito pra isso – emocional e fisicamente – para ir de coração aberto e tentar enxergar a obra de outra forma.
#7 - A Coisa - Lançado em 1985
A Coisa é um filme especial! Primeiro, fica aqui o Disclaimer – “A Coisa” não é o filme “IT”! Esse aqui é o bom e velho “The Stuff”, clássico de 1985!
E vamos ao que interessa – quantas vezes quando você era criança e adolescente, passou pelo filme em VHS na locadora, ou pelo pôster e pensou: quero ver esse filme hoje???
Pois é – a capa é maravilhosa, um homem todo derretido, e isso já dá vontade de assistir seus 87 minutos. E o lance é simples: uns malandros encontraram uma lama branca e esquisita saindo do solo e – o que ele fez? Provou!
Só que o gosto não era ruim e acabou virando uma super sobremesa – tipo um sorvetão – chamado de “The Stuff” e se tornou sucesso nacional. Mas nem tudo é o que parece e a parada é alienígena e do mal – que quer, claro, matar todo mundo!
#8 - A Noite das Brincadeiras Mortais - Lançado em 1986
Se você quer um filme que pode te divertir – e porque não, surpreender – então este pode ser uma boa pedida!
“A Noite das Brincadeiras Mortais” é um divertidíssimo filme de Horror dos 80tinha que tem uma trama bem linear, mas que surpreende no final. A ideia é que alguns amigos são convidados a passar um fim de semana na casa de uma amiga rica, mas que acabam encontrando mais do que esperavam: um assassino cruel e impiedoso que vai acabar matando todo mundo por lá!
Típica trama dos 80tinha, eu sei. Mas existe ali uma narrativa que é conduzida para um lado, te faz acreditar em algumas coisas que podem te surpreender com o final.
Outra coisa extremamente divertida – ver o “Biff” de “De Volta Para o Futuro” em uma outra interpretação em um filme lançado logo após o sucesso de BTTF, foi muito legal. Ele está super descontraído, carismático!!! Tudo que o Biff não é!
#9 - Do Além - Lançado em 1986
Mesmo não sendo uma continuidade, o filme é bem na vaibe de “A Hora dos Mortos-Vivos” – que também é com Jeffrey Combs e Barbara Crampton.
A história, desta vez, não é de zumbizar a turma, mas sim de conseguri enxergar outras dimensões. E, claro, de lá que virão os “coisas ruins”. Mas, a pitada dos 80tinha é o seguinte: se algo dá ruim, eles simplesmente não “param com isso”.. nããããããão! Eles continuam até dar “muito ruim”, e essa é a base do filme. Dois cientisitas desenvolem uma máquina – RESONATOR – que estimula a glândula pineal e ativam o “sexto sentido”.
Claro que o experimento sai do controle e as coisas do outro lado vêm para cá e assombram todo mundo. a Dra. Katherine (Barbara Crampton) encontra Crawford (Jeffrey) em um hospital psiquiátrico e resolve pedir a curatela dele e… testar a máquina de novo! SENSACIONAL. Claro, muita coisa sangrenta, ruim e despudorada sai de lá!
E é isso que deixa o filme simplesmente maravilhoso!
#10 - Stallone Cobra - Lançado em 1986
Stallonão da massa saindo de filmes como Rambo e Rocky e se aventurando em novos mares!
Verdade é, Sly não é um Anthony Hopkins. Nunca foi, nunca será e nunca se propôs a ser e é isso que eu acho que é a cara dos filmes dos anos 80 com ele e Arnoldão. Os caras eram brucutus, corpanzudos, bezuntados atore – es tru. O que isso significa? Personagens que são meio que mais do mesmo em muitos filmes, mas que não tiram a graça de assistir.
Marion Cobretti – COBRA – é um policial daqueles que não tem problema em ser o braço forte da lei (frase usada no pôster do filme, inclusive) e acaba descobrindo um movimento insurgente e violento que tem uma única testemunha que pode colocar tudo a perder – Ingrid, interpretada por Brigitte Nielsen. E aí ele realmente veste a camisa (ou não) do personagem BRUCUTU mas respeitoso que se deixa seduzir pela beleza de Ingrid e a protege de uma saraivada de balas que seria capaz de destruir um carro-forte, mas que nunca chega a acertá-los.
Filminho raso, meia boquinha, mas com alguns bons clichês e estética 80tista que é bem divertida!
continue lendo
#11 - Labirinto, A Magia do Tempo - Lançado em 1986
Labirinto foi um daqueles filmes que só existiu em minha memória por muitos, muitos anos!
Como falamos aqui muitas vezes, assistir um filme era uma experiência que marcava muito mais do que hoje – não só pela magia de assistir esse tipo de filme quando éramos crianças, mas talvez pelo fato dele passar a existir em nosso imaginário – já que não havia YouTubes da vida e nem Streamings para apaziguar nossas saudades.
E assim foi com o Labirinto – durante anos me lembrava de uma linda garota, um cachorro, um bebê e um vilão! Até que um dia achei o filme à venda nas Lojas Americanas e POW – pronto, tudo conectou novamente! O filme é maravilhoso – no quesito fantasia – com trilha sonora de Bowie e sua atuação maravilhosa. Jennifer Connelly então está lindíssima, ainda no início de sua carreira, mas já mostrava que vinha para ficar.
A produção de George Lucas – por mais que soe estranha – fazia sentido numa época que ele tentava se descobrir pós Star Wars, com Willow e Caravana da Coragem, só para dar alguns exemplos. Mas este filme, maravilhosamente orquestrado, é uma ode à imaginação infantil! Uma comemoração ao que não existe, ou só existe em nossos sonhos!
#12 - Curttindo a Vida Adoidado - Lançado em 1986
Na boa – eu simplesmente não posso fazer uma resenha técnica desse filme!
“Curtindo a Vida” é um filme emocional, não é uma filme que existe no mundo das coisas – lembra dos conjuntos, números reais, pertence e não pertence? Pois é – ele não pertence aos “Filmes Reais”.
É um filme que a gente não assiste – a gente curte e vive aqueles 100 minutos. É um filme que a gente queria estar ali dentro, queria ter aquela vida, aquele quarto, aqueles amigos. Queria passar a tarde fazendo bagunça, matando aula, curtindo com os amigos. É um filme que mesmo sendo “malandro”, é do bem! É aquele filme que os primos todos comentavam quando assistiam, que todos queriam ser Ferris e queriam namorar a Sloan (lindíssima Mia Sara!).
Na boa – Curtindo a Vida, é uma obra que é os anos 80. Não tem muito mais coisa para ser dita!
#13 - O Rapto do Menino Dourado - Lançado em 1986
Esse filme, pra mim, é um combo entre filme macabro e divertido!
Eddie Murphy estava no aquecimento total para se tornar uma super estrela e – ouso dizer – que este é um dos poucos filmes que ele não interpreta mais de um personagem. Ele é um detetive particular que começa a investigar um desaparecimento de uma criança desaparecida que está sendo perseguida por forças macabras e sinistras. E esse é o tom “Macabro” do filme, mas que cria uma atmosfera toda peculiar pros filmes do Eddie.
A criança – que foi traduzida por “menino” é uma atriz – ou seja, é uma menina. Coisa que pouquíssima gente sabe!
O filme tem um andamento bem divertido e, apesar de ser bem “popular” hoje, era meio que um filme “underground” já que não era tão “divertido” como outros filmes dele da mesma época – “Um Tira da Pesada” e “Um Príncipe em NY”, por exemplo.
#14 - A Mosca - Lançado em 1986
A Mosca – Horror dos anos 80 – é um daqueles cássicos que passavam tarde da noite, nossos pais não deixavam a gente assistir e hoje não entendemos bem o motivo!
A Mosca conta a história de Seth Brundle – Jeff Goldblum – que é um puta cientista, mas que ainda não havia finalizado seu projeto. Em um evento ele conhece “Ronnie” – Geena Davis – e a convida até seu depósito onde mostra seu invento: uma cápsula capaz de teletransportar objetos de um lado para o outro. Ela concorda em registrar tudo, já que é jornalista, em troca de exclusividade e eles acabam tendo um relacionamento! Em um dos experimentos, uma mosca entra com Seth e seus DNA’s são fundidos – e aí que começa a treta.
Ele começa a se tornar um mosquitão – perdendo dentes, cabelo, mãos se transformando em patas… e se torna horrível, cruel, assassino! Tudo com algumas das maquiagens mais toscas para os dias de hoje!!! Ah, vale dizer que o diretor e roteirista de “Calafrios” é o mesmo diretor de “A Mosca”, mas que conseguiu deixar um legado nos filmes Sci-Fi e Horror dos anos 80.
#15 - Top Gun - Lançado em 1986
Pra começar – mais um “Super Clássico”! Agora sim, vamos lá: quem não se arrepia ouvindo “Take My Breath Away”, de verdade, boa gente não é!
Top Gun é um dos maiores clássicos de ação dos anos 80, com um ainda iniciante Tom Cruise em um papel principal.
Um filme que , vendo hoje, foi feito totalmente para homens – só retrata o lado masculino da história, com uma personagem feminina em posição de poder mas que acaba abrindo mão de tudo por uma paixão.
As cenas de ação são muito bem feitas, com sonorização e montagens bem produzidas que deixaram uma geração inteira impressionada com as cenas dos caças.
Outra coisa que deve ter consumido muito da verba da produção foi o óleo para passar nos caras na cena do vôlei de praia – que acredito muitos dos jovens dos anos 80 sonharam em reencenar.
Ah, e o que falar do “cumprimento” de Maverick and Goose? Vale a pena ver o filme tomando uma cerveja gelada e comendo hotdogs!
35 anos de filmes incríveis
Essa Super Lista de 15 filmes com mais de 35 anos de idade foi mais difícil de criar do que se imagina – tivemos que deixar muita coisa de fora.
Mas mesmo assim selecionamos dois filmes com Tom Cruise, uma aventura épica com os Goonies, garotos criando uma mulher nota 1000 em um computador e mais um monte de cenas clássicas dos anos 80!