loader image

estilo BOHO

por Natrícia Amaral

décadas

de 1960 a 1970

paleta de cores

estilista

no cinema

na música

celebridades

SUPER RESENHA

O estilo Boho, ou BOHEMIAN, é simples:  estilo Boêmio.

Significa o estilo da moçada que curte celebrar a vida, viver em meio a festas e festivais que, a propósito, tiveram o seu início em meio à toda inquietação jovem dos anos 60 à 70 que buscavam romper com os padrões da sociedade da época.

Homens e mulheres que se opunham ao estilo tradicional passaram a buscar um estilo de vida mais alternativo na busca por liberdade e conexão com a natureza, fora dos padrões, vivendo como nômades. Por meio da música dança, arte, teatro e cinema passam a expressar seus manifestos em forma de arte, daí os diversos segmentos de estilo que se associam ao Boho ( originado na parte boêmia de Londres) como os hippies, os ciganos, o folk entre outros que apesar de parecidos tem características peculiares.

A galera que curte este estilo busca leveza e desprendimento e isso se apresenta tanto nas peças de roupas mais fluidas e volumosas com movimento esvoaçante, quanto nos materiais utilizados, tecidos naturais e orgânicos, cores que encontramos na natureza, como os tons terrosos e uma leve inclinação e pontos de cor do arco íris: saias soltas, batas, coletes com franja, herdados do estilo western e adaptados para essa moçada.

No documentário sobre Woodstok ( festival de música 1969) ou no musical Hair de 1979, é possível observar todas essas influências nas roupas vestidas pelo elenco. Vale lembrar que nos dias atuais essas referências ficam muito fortes no universo da moda, especialmente nessa estação de Outono/Inverno, época que geralmente ocorrem os festivais que por agora estão parados por causa da Pandemia.

SUPER CURIOSIDADES

  • Antes de cantar, Freddie Mercury tinha um grande interesse por moda, era desenhista e usou sua habilidade para criar suas roupas no início da banda.
  • Nesse começo de carreira Freddie, adotava o estilo Boho Goth, um segmento da época que misturava um visual mais dark e pesado com maquiagem nos olhos e roupas escuras, usadas também por Black Sabbath.
  • O chapéu floopy , de abas largas foi ícone dos festivais nos anos 70 e são usados até hoje por quem curte esse arzinho Boho dos festivais de música no visual.

SUPER IMAGENS

Sobre a autora

Natrícia Amaral é uma mineira apaixonada por moda e desenvolveu seu olhar crítico e analista muito devido à sua profissão de Professora.

Natrícia também é formada pelo Senac em Estilos Femininos e Imagem Pessoal e navega por vários estilos – na moda, em músicas, filmes e livros – e sempre está estudando e desenvolvendo material exclusivo sobre sua paixão.

Você confere seu trabalho no Instagram @tok.demoda