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estilo NEW WAVE

por Natrícia Amaral

décadas

de 1980 a 1990

paleta de cores

estilista

no cinema

na música

celebridades

SUPER RESENHA

É verão, a estação mais quente e colorida do ano! Então, nada mais justo que falar um pouquinho do que rolava nas areias das praias na década de 80 e que 30 anos depois vem sendo revisitada na beach wear, sim, os maiôs asa delta, os biquines vintage e as camisas do papai estão sendo vistas por todo lado, praia, piscinas, e em lookinhos pelas ruas das cidades. Essa trend está super em alta e vamos descobrir um pouquinho mais sobre elas.

Enquanto o surf fazia sucesso nas praias Californianas nos anos 80, a indústria cinematográfica aproveitava e surfava nessa onda lançando filmes baseados no estilo de vida dos jovens esportistas, o plano de fundo gerou muitos frutos para as telonas e telinhas, assim como as séries de TV que marcaram a época.

Quem nunca imaginou ser salvo por Pâmela Anderson em seu maiô vermelho de salva vidas no modelo asa delta? E no Brasil, enquanto a série chegava a tv aberta Ultraje a Rigor, invadia sua praia com hits que embalavam os jovens surfistas. Com a moda não poderia ser diferente o estilo praiano saiu das areias e ganhou espaço nas ruas e nas passarelas, e não só na moda praia mas no street style também.

Toda essa influência recém chegada ao território brasileiro, ganhou um grande espaço no coração da juventude da época. As roupas , ou falta delas ( risos) fizeram a cabeça da moçada, com bermudas de tecido leve e de secagem rápida, as camisetas florais e em tecido natural eram usadas pelos gringos e por quem queria se passar por um deles, peças muito coloridas em tecido sintético, fresquinhos e malha muita malha.

Marcas de fora do país começaram a chegar com mais facilidade, uma vez que o mercado desse seguimento prosperava. Não só marcas do exterior ganhavam espaço no país como a Op ( Ocean Pacific) Criada em 1972 por surfistas na Califórnia, o estilo cool e praiano atraiu os consumidores brasileiros até a marca sair do País no final dos anos 90.

Marcas brasileiras também apareceram e ficaram muito famosas criando produtos de desejo por uma década, como a Pakalolo a Company entre outras com suas peças flúor , bermudas , camisetas , scrunchies ( buchinhas de cabelo) , carteiras, mochilas ( quem nunca desejou mochila da Company que atire a primeira pedra) kkkkk.

E muitos desses elementos estão fazendo a cabeça da moçada jovem, durante essa temporada atual, o mercado beach wear e new wave voltou ao passado e trouxe muita coisa de volta. Vamos à la playa?

SUPER CURIOSIDADES

  • Hang Loose – Marca brasileira criada em 1982 era fortíssima no ramo surfwear , sua linha de camisetas e acessórios caíram no gosto da moçada, mas as mochilas se tornaram a maior sensação da marca que está no mercado até os dias atuais.Hang Loose é um gesto havaiano conhecido como “Shaka” utilizado muito no Havaí.
  • Kadu Moliterno foi uma celebridade da época por seu personagem na série Armação Ilimitada, onde fazia o papel de Juba companheiro de Lula nas aventuras praianas em busca de justiça. Comédia divertida e que soltava o verbo em assuntos polêmicos no Brasil da época.
  • O biquíni asa-delta nasceu nas areias das praias brasileiras junto com o “cortininha”, o “tomara-que-caia” e o fio-dental. A calcinha que alonga a cintura e aumenta o bumbum foi popularizada por celebridades como Xuxa, Monique Evans e Luiza Brunet.
  • A série Baywatch, protagonizada por Pamela Anderson, fizeram com que o shape se tornasse um must have da época.

SUPER IMAGENS

Sobre a autora

Natrícia Amaral é uma mineira apaixonada por moda e desenvolveu seu olhar crítico e analista muito devido à sua profissão de Professora.

Natrícia também é formada pelo Senac em Estilos Femininos e Imagem Pessoal e navega por vários estilos – na moda, em músicas, filmes e livros – e sempre está estudando e desenvolvendo material exclusivo sobre sua paixão.

Você confere seu trabalho no Instagram @tok.demoda