loader image

estilo western

por Natrícia Amaral

décadas

de 1940 a 1950

paleta de cores

estilista

no cinema

na música

celebridades

SUPER RESENHA

O estilo western reflete um pouquinho da história de conquista do territorio norte americano. Das batalhas travadas entre nativos e forasteiros e dos embates texanos naquele cenário que remete ao sertão brasileiro, notóriamente marcado no nosso imaginário pelos filmes de bang bang, compostos por vilas em madeira e sallons, onde os cowboys se encontravam para beber e duelar.

Agora já situados vamos às vestimentas, o estilo faroeste americano dos xerifes, cowboys e mulheres da época, foram traduzidos por peças muito características como: as jaquetas e saias com franjas em couro, que aparecem em coleções de moda frequentemente. O uso de tecido natural, saias volumosas e o corsê também eram muito comuns nesse período. O que foi origem do estilo western nos anos 40 já não é mais como antigamente, embora algumas peças tenham se tornado referência do estilo como o caso das jaquetas e as calças com franja na lateral ( imagine o movimento, quando cowboys estavam a andar à cavalo).

Outras peças também chamavam atenção nesse style como os coletes e as camisas em tecido xadrez, curioso que somente nos anos 70 o jeans invadiu o universo western e trouxe uma pegada mais fashionista ao visual, que foi parar tanto nas botas quanto nos chapéus, revisitados até hoje nas coleções de grandes marcas. Para a confecção das peças era utilizado tecidos em cores sóbrias, algodão cru, marrom, preto e branco, já no universo feminino, as cores como o vermelho e o vinho apareciam para contrastar com as saias de tecido natural ( camurça, couro ) sempre com muito movimento de franjas ou volume.

Bem, estamos falando de um tempo onde os espartilhos ainda reinavam e a combinação com saias longas e volumosas, chamavam atenção, por delinear a cintura das moçoilas e deixar evidente o volume dos quadris. Já aquelas mulheres que ousavam com o uso das calças a alternativa para marcar a cintura era o uso dos cintos mais largos e em couro ,como uma outra forma de evidenciar as curvas e deixar o visual mais feminino.

É interessante observar esses elementos de estilo quando assistimos aos filmes de época. Como exemplo o figurino de Brigitte Bardot e Claudia Cardinale no filme as Petroleiras de 1971, (poríbido para menores de 18 anos, risos), onde as mocinhas e os demais personagens desfilam peças características do faroeste americano.

Muitos filmes exploraram essa estética nos anos seguintes, tendo como plano de fundo cenário e figurinos inspirados no velho oeste. Dos quais esses elementos foram ganhando epaço na composição do visual western aplicando o jeans, os bordados e as penas, ornando tanto os cabelos quanto colares e braceletes, fazendo a cabeça da mulherada amante do estilo até hoje.

SUPER CURIOSIDADES

  • Os chapéus usados pelos cowboys serviam para identificar bandido e mocinho, o branco era indicativo do bem e o preto do mal. (sem comentários).
  • Ralph Lauren lançou, em 1978 uma coleção pensada no estilo western, pois considerava que todos aqueles que viveram as décadas de 40 e 50 se identificariam com as peças, transformou sua paixão em uma coleção cheia de referências do sudoeste americano, tanto que no final dos anos 80 início de 90 foi criada a submarca Country Ralph Lauren.
  • O ator Robert Norris, estampou as campanhas publicitárias dos cigarros Marlboro durante 12 anos. E, acredite! Ele nunca fumou.
  • Shania Twain estourou com a música country pop nos anos 90, seu estilo foi intensamente copiado, pois usava calças jeans de cintura marcada e misturava peças country e urbanas numa pegada moderna e estilosa. Ela acumula desde o início dos anos 90, inúmeros sucessos, inclusive um dos seus hits, “Man! I Feel Like A Woman”, de 1997, foi parar em uma novela global (Laços de Família), virou hino para as mulheres que sabem que são livres para fazer o que quiserem.

SUPER IMAGENS

Sobre a autora

Natrícia Amaral é uma mineira apaixonada por moda e desenvolveu seu olhar crítico e analista muito devido à sua profissão de Professora.

Natrícia também é formada pelo Senac em Estilos Femininos e Imagem Pessoal e navega por vários estilos – na moda, em músicas, filmes e livros – e sempre está estudando e desenvolvendo material exclusivo sobre sua paixão.

Você confere seu trabalho no Instagram @tok.demoda

Você também poderá gostar
SUPER MODA CYBERPUNKNEON
SUPER MODA – ESTILO GÓTICO