loader image

THUNDERCATS

TÁ DOOOOOIDO!!!

DÉCADA

1980

GÊNERO

FABRICANTE

SUPER RESENHA

Meus amigxs! ThunderCats marcou uma época, uma geração e continua vivo até hoje.

Em uma época em que animações eram consumidas por crianças e adultos – especialmente no Japão – a união das duas grandes potências mundiais (EUA e Japão) pode muito bem ter sido o elemento chave do sucesso de ThunderCats. A animação era feita pela Pacific Animation Corporation, no Japão, e todo o Resto – Direção, Roteiro, Dublagem – era feita nos EUA. O resultado disso foi um roteiro conhecido e adequado para o público ocidental, com a pegada das animações japonesas. Ainda dá pra somar o lado de “ficção científica” com os felinos humanoides, que combatiam mutantes e uma múmia milenar chamada Mumm-Ra. Sensacional, né?

Bom – muita coisa precisa ser dita sobre ThunderCats. Primeiro que era bastante diferente de tudo que existia na época – Scooby Doo, Cavalo de Fogo, Ursinhos Carinhosos – e cheios de ação. A trama seria facilmente adaptada ao cinema nos dias de hoje – e por favor, se você conhece algumx ecutivx de Hollywood, faça a sua obrigação e tente persuadir essa pessoa a produzir um longa!!! : Eles eram liderados por Lion-O, foram expulsos de Thundera para o Terceiro Mundo (que infelizmente não é o Brasil, mas bem que poderia ser).

Os Mutantes de Plun-Darr são liderados por Mumm-Ra (uma forma decadente do mal) e têm como objetivo maior roubar a Espada Justiceira, para controlar o Olho de Thundera. Sensacional né? E os personagens eram sensacionais – Lion-0, Cheetara, Panthro, Tygra, Mumm-Ra, Snarf, WilyKit WilyKat, e mais uma pilha de personagens secundários, mas igualmente importantes para a narrativa.

Os desenhos foram exibidos nos EUA entre 1985 e 1988, com um total de 130 episódios, e foram dublados aqui no Brasil pela Herbert Richers. Há muito mais a explorar sobre a série – mas estamos aqui falando sobre os brinquedos. No Brasil foram produzidos pela Glasslite – que funcionou entre 1968 e 2005, quando teve sua falência decretada, para tristeza de muitas crianças (e adultos, claro!!!).

A linha de brinquedos é muito grande e sempre algo novo surge – mas sabemos que os principais – Toca do Gato, Thunder Tanque – hoje valem muito dinheiro. Muito dinheiro mesmo. Apesar disso, ainda encontramos relançamentos de alguns itens – mas nada se compara aos vintage e originais, então: se você possui algum desses itens guardados até hoje, não dê mole!!! Espada Justiceira que acendia vinha junto com um escudo e a Garra de Lion-O e havia uma edição da espada de Thundera que não acendia. ThunderJat, Nave de Batalha e Nave Navalha eram os itens grandes.

Os bonecos vinham em duas opções – grandes e articulados e menores e totalmente rígidos. Além disso, a Pepsi lançou uma coleção de copos nos anos 80 (bem no estilo de copos dos Trapalhões) e havia também revistas em quadrinhos e tudo mais que se pode imaginar para merchandising.

Até hoje ainda existem camisetas, moletons e bonecos sendo lançados de tempo em tempo.

Agora, conta pra gente – qual desses brinquedos você teve?

SUPER IMAGENS

Fontes e/ou imagens e/ou consulta: Collecting Toys, Canil do Beagle

Você também poderá gostar
Murfy Brinquedo Estrela anos 80
MURFY
MEU QUERIDO PÔNEI
LANGO-LANGO
MONSTRO BOGS