loader image

7,2

7.2/10

UM PRÍNCIPE EM NOVA YORK

(Coming to America)

ANO

GÊNERO

DURAÇÃO

117 Min

ORÇAMENTO

U$39 Mi

BILHETERIA

U$288 Mi

ASSISTIR

SUPER RESENHA

Eu gosto demais de falar desse filme – tanto que gravamos um podcast completo dele. Clique AQUI para ouvir o podcast. 

O filme é muito, muito bem feito – andamento massa, história amarradinha e sátiras do início ao final.

Tirando comédias, estávamos saindo de uma época com pouquíssimos protagonistas negros, e Eddie Murphy (que também é creditado como roteirista) tiveram uma visão muito legal em trazer um príncipe Africano que vivia em total abundância para a realidade da américa dos anos 80. As críticas – que podem ser vistas como piadas, estão lá! Estão todas lá!

E é bem por aí – você pode ver o filme como eu via quando criança – confusões, piadas, mentiras em uma NY dos anos 80 – ou como vi há pouco: críticas de uma estrutura que ainda marginaliza negros, mas que mesmo assim não é forte o suficiente para oprimir seus valores!

Gosto demais! Especialmente da banda “Chocolate Sensual” que canta Whitney no culto! Isso é BOM DEMAIS! Pode dar play que vai rir, mesmo 30 anos depois!

SUPER CURIOSIDADES

– O restaurante McDowell’s era na verdade um Wendy’s no Queens Boulevard que estava programado para ser fechado para reforma.

– Os sem-teto que recebem o dinheiro do Príncipe Akeem (Eddie Murphy) são os irmãos Duke  Ralph Bellamy e Don Ameche) de Trocando as Bolas (1983) (também dirigido por John Landis). Nesse filme, Billy Ray Valentine (Murphy) foi o responsável pela perda de fortuna dos Duques.

– Esta foi a primeira vez que Eddie Murphy interpretou vários personagens no mesmo filme, que se tornou uma marca registrada dele.

– Cuba Gooding Jr. filmou uma cena em que seu personagem (Boy Getting Haircut) diz a Clarence que ele não tem dinheiro para pagar o corte de cabelo. Clarence responde raspando uma parte careca do cabelo do menino. Mas, para a decepção de Gooding, a cena foi excluída.

– O nome do país fictício africano de onde provêm os personagens principais chama-se “Zamunda”. Este nome foi tirado de uma rotina de Richard Pryor, onde ele se referia a uma tribo africana fictícia com o mesmo nome.

– John Landis e Eddie Murphy não se davam bem e Murphy jurou nunca mais trabalhar com Landis. Os dois mais tarde se reconciliaram e Murphy pediu pessoalmente a Landis que dirigisse Um Tira da Pesada III (1994).

– A maior parte da dança realizada pelos dançarinos reais antes de apresentar a futura rainha do Príncipe Akeem é uma versão acelerada da dança de Michael Jackson: Thriller (1983).

– As demandas de Eddie Murphy incluíam US $ 1.500 por semana para seu personal trainer, serviço de motorista 24 horas por dia, um manobrista e US $ 1.000 por semana para seu irmão aparecer como seu substituto. – Cuba Gooding Jr., vencedor do Oscar, e Vondie Curtis-Hall, indicada ao Emmy e ao SAG Award, fizeram suas primeiras aparições na tela neste filme.

– O prédio de Akeem deveria estar no Queens, mas na verdade está localizado em Williamsburg, Brooklyn, na South 5th Street com Hooper.

– O jogo que Akeem menciona para McDowell no restaurante, entre os Giants e os Packers, na verdade aconteceu em 15 de setembro de 1985. Os Packers venceram por 23-20.

– O elenco inclui quatro indicados ao Oscar: Eddie Murphy, James Earl Jones, Samuel L. Jackson e Ralph Bellamy; e dois vencedores do Oscar: Cuba Gooding Jr. e Don Ameche.

SUPER CENAS

SUPER TRAILER

Você também poderá gostar
CONVENÇÃO DAS BRUXAS
QUEM VÊ CARA NÃO VÊ CORAÇÃO
MILAGRE NA RUA 34
O HERÓI E O TERROR