loader image

5,6

5.6/10

NATAL SANGRENTO

(Silent Night, Deadly Night)

ANO

DURAÇÃO

79 Min

ORÇAMENTO

U$1 Mi

BILHETERIA

U$2,4 Mi

ASSISTIR

SUPER RESENHA

Então é natal, é o que você fez? Com certeza você, caro leitor já escutou o refrão dessa canção icônica (e não aguenta mais)!

Pois é nesse gancho na voz da querida Simone que iremos falar de Silent Night, Deadly Night, de 1984. Aqui no Brasil é conhecido também como Natal Sangrento.

O Filme conta a traumática história de Billy, que depois de ser traumatizado pelo avô tresloucado acreditando que o Papai Noel era um ser maligno, o pobre menino logo em seguida presencia o assassinato brutal dos pais pelas mãos de senhor fantasiado de bom velhinho.

Billy e seu irmão caçula vão parar num orfanato regido por freiras, como é de se esperar a Madre Superiora é a figura mais temida na trama (Até mais que o Papai Noel assassino).

Biily cresce cercado de crenças, acreditando que ser castigado é bom e conforme o tempo vai passando os traumas do garoto ficam cada vez mais evidentes, até a fatídica noite em que ele precisa entrar no papel de Papai Noel para segurar as pontas na loja de brinquedos onde trabalha.

O rapagão forte, tímido e com pinta de galã se torna um serial killer e passa a matar todos aquele que ele julga estarem cometendo “castigos”.

Apesar de uma boa trama, o filme de forma resumida é: Petinhos, sangue, sangue, cenas grotescas e um terceiro ato atrapalhado, fazendo produções alá Didi Mocó sentirem orgulho.

O elenco não tem nenhum nome de grande peso, mas dá conta do recado. Como disse, a construção da história é muito boa, inspiradíssima em Halloween, de 1978. Porém sem o mesmo esmero e qualidade técnica da produção estrelada por Jamie Lee Curtis.

Silent Night possui outras sequências, que ainda não tive o “prazer” de ver, quem sabe no próximo natal?

SUPER CURIOSIDADES

  • Este filme ficou conhecido como “Slayride” em toda a sua produção. A Tri-Star decidiu mudar o título para “Noite Silenciosa, Noite Mortal” no último minuto.
  • Todos os anúncios de TV do filme foram imediatamente retirados das redes por causa do trailer mostrando o Papai Noel carregando um machado, que praticamente o retratava como um assassino em massa. Isso motivou os pais a protestar contra o filme e imediatamente o tirou dos cinemas depois de lucrar com seu lançamento limitado.
  • O designer gráfico Burt Kleeger criou o famoso pôster do Papai Noel descendo pela chaminé com um machado.
  • Quando o remake, intitulado Silent Night (2012), foi lançado em 2012, a reação foi o oposto do que era em 1984, com as pessoas aceitando o conceito de um assassino vestindo um terno de Papai Noel. Esse também pode ter sido o motivo pelo qual a Fangoria Films decidiu relançar o filme original em 2013, o que levou o filme finalmente a aparecer em canais pagos a cabo em 2014.
  • A loja de brinquedos onde Billy consegue seu primeiro emprego se chama “BRINQUEDOS DE IRA”, Ira é o primeiro nome de um dos produtores do filme.
  • Sam Raimi , Albert Magnoli e Ken Kwapis foram considerados para dirigir o filme.

SUPER CENAS

SUPER TRAILER

Sobre o autor

Guilherme Alves é um paulista fascinado pela cultura dos anos 80/90. Sua paixão por filmes e TV começaram desde a infância quando brincava de dirigir curtas e escrever roteiros. Formado em Produção Audiovisual e Design.

Hoje exerce a função de diretor na sua própria Agência. Mas não para por aí, além de profissão o seu amor pelo retrô também é Hobby e ele mantém a página @rebrandingretro no instagram onde reimagina logos e aberturas de novelas atuais nos estilos das décadas passadas.

Você também poderá gostar
UMA SOMBRA PASSOU POR AQUI
Super Lista de 15 filmes com mais de 35 anos
A NOITE DAS BRINCADEIRAS MORTAIS
FIM DOS DIAS
CHAMAS DA VINGANÇA