loader image

6,3

6.3/10

NUMA NOITE ESCURA

(One Dark Night)

ANO

GÊNERO

DURAÇÃO

89 Min

ORÇAMENTO

U$978 Mi

BILHETERIA

——

ONDE COMPRAR

SUPER RESENHA

Na minha opinião, os anos 80 fizeram os melhores filmes de Horror que se pode pensar.

E “Uma Noite Escura” está entre os bons filmes dessa época, do gênero que eu mais aprecio! É aquela coisa – irmandade, rituais de indicação, fraternidades: eram coisas muito americanas que faziam o imaginário da molecada brasileira pegar fogo nos anos 80 quando intercâmbio, viagens e conhecer a realidade dos caras era extremamente difícil.

A narrativa é simples, mas muito bem amarradinha – uma jovem garota chamada Julie deve passar uma noite inteira em uma cripta, como ritual de iniciação para a fraternidade e sob supervisão de duas colegas.

A ideia, obvio era que as meninas tocassem o terror e assustassem Julie, mas o recém morto tinha alguns poderes bem fortes de telecinesia que, depois de morto, se tornaram ainda maiores.

Aí é aquela coisa – será que elas sobreviverão à noite na Cripta? História simples, enredo amarradinho, produção super honesta e direção muito esforçada! Vale demais assistir – comendo amendoim japonês e tomando cerveja!

SUPER CURIOSIDADES

– Meg Tilly sentia-se incrivelmente desconfortável no mausoléu real. Suas reações ao ambiente eram frequentemente genuínas.

– Durante as cenas em que ela estava histérica, ela realmente se jogou em estado de histeria e demorou um pouco depois de cada tomada para se acalmar.

– Esqueletos reais importados da Índia foram usados ​​para alguns dos cadáveres.

– Uma lápide no cemitério é vista brevemente lendo “MEYERS”, uma referência a Michael Myers. Tom McLoughlin queria que realmente dissesse “Michael Myers”, mas o designer de produção temia problemas legais.

– O hábito de Kitty de mastigar uma escova de dentes foi baseado em um amigo em comum de Tom McLoughlin e Michael Hawes. Eles pensaram que era uma peculiaridade de personagem tão cativante que a colocaram no filme.

– Tom McLoughlin e Michael Hawes tinham pouco controle sobre o produto final e ele foi editado sem seu consentimento. Quando eles viram uma prévia, eles ficaram chocados porque seu final havia sido cortado. Em um apelo desesperado, eles imploraram aos produtores que os deixassem filmar uma cena final. Os atores, equipe e equipe de efeitos especiais concordaram em voltar gratuitamente para filmar a cena final na garagem de Tom McLouglin.

– Allan foi nomeado após Edgar Allan Poe, cujo trabalho inicialmente inspirou o filme.

– O estúdio em que o set foi construído ficava em uma área ruim no centro de Los Angeles. Uma vez, após uma longa noite de filmagens, o elenco e a equipe foram até o estacionamento e descobriram que todos os pneus haviam sido cortados.

– Filmado em 28 dias.

– Na verdade escrito e filmado antes de Poltergeist: O Fenômeno (1982), mas devido a problemas durante a pós-produção, o filme só foi lançado depois de Poltergeist de forma que sofreu das inevitáveis ​​comparações. Coincidentemente, Dominique Dunne, que fez o teste para o papel de Julie, mais tarde estrelou Poltergeist.

– A abertura do filme foi realmente filmada depois que a fotografia principal já havia sido finalizada. Os produtores sentiram que o filme precisava de uma melhor introdução na subtrama psíquica.

– Indicado para Melhor Filme de Baixo Orçamento de 1983 pela Academia de Ficção Científica, Fantasia e Filmes de Terror. (The Evil Dead ganhou o de melhor filme de baixo orçamento naquele ano, e Poltergeist ganhou o de melhor filme de terror naquele ano).

SUPER CENAS

SUPER TRAILER

Você também poderá gostar
UMA SOMBRA PASSOU POR AQUI
Super Lista de 15 filmes com mais de 35 anos
A NOITE DAS BRINCADEIRAS MORTAIS
FIM DOS DIAS
CHAMAS DA VINGANÇA