loader image

estilo CYBERPUNKNEON

por Natrícia Amaral

décadas

de 1980 a 1990

paleta de cores

no cinema

na música

celebridades

SUPER RESENHA

No universo da contracultura surgem diferentes manifestações que mesmo se você torcer o nariz, agregam seus valores na arte, cultura , música e afins .

Seja através de conflitos ou na necessidade de se autoafirmar o jovem é o grande responsável por boa parte de tudo o que vemos, usamos e ouvimos, isto é, de tudo que viraliza e vira moda.

O subgênero cyberpunk, é incrível! Uma mistura do concreto (real) e do abstrato mundo “paralelo” digital, dessa fusão psicodélica do espaço Cyber(netic) + punk (música) que tem como plano de fundo o domínio da ficção ciêntifica, surgiu um submundo alternativo de indivíduos extremamente inteligentes e tecnológicos que dominam algorítimos e se divertem com games e com a possibilidade de obter novos espaços de expressão.

No final dos anos 90, a tecnologia influenciou o comportamento de toda uma geração em diferentes esferas, desde a forma de se comunicar até as intervenções artísticas. A moda como reflexo comportamental, mergulhou no espaço cyber e tecnológico e com isso a indústria passou a desenvolver matéria prima em laboratório.

Na noite as batidas eletrônicas e as mixagens invadiram as pistas de dança e o psicodelismo das baladas mudou a forma como as pessoas curtiam a night e se vestiam, roupas de tecido sintético, brilho e neon, herdados da saudosista era disco dos anos 80 se complementavam com cabelos descoloridos e pintados em tons fluorescentes, roupas que misturavam o universo sexy e gótico com o vinil e a fluorescência das cores.

No filme Matrix o figurino de Keanu Reeves (Neo) e Trinity foi baseado no universo cyperpunk “raiz” que teve origem entre os anos de 40 e 50 em meio ao movimento punkrock, possível de se observar no material usado para a confecção das peças ( tecido sintético) no corte ( linhas retas e sobretudo) e principalemente na cor (preto).

O oposto foi apresentado no filme o Quinto Elemento de 1997 com o personagem de Mila Jovovich (Leeeloo) com um visual futurista, marcado plelo uso da peruca laranja neon, uma mistura de tecido natural ( top em algodão) com um macacão que parece uma mistura de plástico e silicone. Outro personagem que vale a pena mencionar é o da Diva Plavalaguna: ela tem um visual alienígena clássico e futurista ( muito punkneon) um mix de materiais provenientes do desenvolvimento textil tecnológico.

SUPER CURIOSIDADES

  • Mila Jovovich, quando iniciou as gravações de “O quinto Elemento”, descoloria seus cabelos e tingia na tonalidade laranja. Como a cor desbotava facilmente precisava repetir o proceso a cada gravação, situação que levou à quebra dos fios e a saída foi produzir uma peruca na cor original para terminar as gravações sem comprometer mais ainda o cabelo da atriz.
  • Jean Paul Gultier sssinou o figurino do filme Quinto Elemento, diga-se de passagem ficou bafônico. Uma mistura de visual clássico e futurista, vale a pena conferir.
  • Em dezembro de 2020, mais precisamente no dia 10, será lançado um game chamado Cyberpunk2077. Para os gamers de plantão essa é a data mais aguardada do ano e, segundo informações terá o ator Keanu Reeves como personagem do jogo e música brasileira como parte da trilha sonora. 
  • A banda Deafkids (Volta Redonda) compôs a música Selva Pulsátil especialmente para o game. Babaaaado. E não é só isso, o game contará com um visual futurista cyber total!

SUPER IMAGENS

Sobre a autora

Natrícia Amaral é uma mineira apaixonada por moda e desenvolveu seu olhar crítico e analista muito devido à sua profissão de Professora.

Natrícia também é formada pelo Senac em Estilos Femininos e Imagem Pessoal e navega por vários estilos – na moda, em músicas, filmes e livros – e sempre está estudando e desenvolvendo material exclusivo sobre sua paixão.

Você confere seu trabalho no Instagram @tok.demoda

Você também poderá gostar
SUPER MODA – ESTILO WESTERN
SUPER MODA – ESTILO GÓTICO